Blog de Carlos Nogueira

Blog de Carlos Nogueira

domingo, junho 10, 2007

Finalmente vídeo a sério na web com o Divx


Assim já dá gosto ver videos de alta resolução na net.
Acha que não é nada de especial? experimente a fazer duplo click no vídeo para ver em fullscreen e depois diga-me qualquer coisa.
Se não conseguir visualizar o vídeo pode fazer o download do Divx player
AQUI
O primeiro passo foi fazer um filme em iMovieHD para testar os passos necessários ao novo DIVX, correu tudo ok, no final deste projecto teste que ficou apenas com 8 segundos, fiz SHARE no iMovie para Quicktime em FULL QUALITY e o ficheiro gerado ficou com 245MB em seguida lancei o DivxConverter e tentei fazer drag&drop do vídeo para dentro desta janelinha, mas recebi a mensagem a dizer que o tipo de vídeo não era reconhecido, no entanto como estranhei isso (tinha a extensão .dv) clique nessa janelinha do converter em: VIEW LIST, aparece então uma lista vazia em que temos um botão ADD em baixo, se formos por aí já ele reconhece o vídeo e aceita fazer o encoding. Fiquei deveras surpreendido com o facto de que este DivxConverter conseguiu reduzir o file size de 245MB para 12.2MB embora mais lentamente do que o quicktime levou para gerar o ficheiro original e maior, um detalhe que me deixou surpreendido foi que em termos de imagem e de som não se consegue detectar nenhuma diferença de qualidade aparente, mais um detalhe importante é que os vídeos gerados pelo converter vão parar a user>movies>divx movies.
Ao fazer o UPLOAD para o site Stage6 deparei-me logo com algo para o qual chamo a vossa atenção que são os "Terms of use" que estão numa linguagem muito original, que vale a pena ler pelo menos o inicio.
Entretanto quando começou o upload o Firefox ficou a "patinar" nos 100% de CPU mas lá foi fazendo o upload. O video não ficou logo disponivel no meu profile, demorou um pouco, e demorou um pouco também para ficar disponivel no site no meu profile e nos meus videos, sendo que no youTube este processo é mais rápido e intuitivo.
Mas aqui fica ele e caso queiram verificar a qualidade em FullScreen não se esqueçam de fazer o duplo clique.
O facto de isto ser uma versão beta, ainda está presente pois já descobri que o web player por exemplo, não deixa que eu tenha dois videos no mesmo blog, dado que apresenta um qualquer conflito em que apenas deixa visualizar um dos vídeos, pelo menos aqui em casa e em mac, para outros utilizadores não sei se será igual.
De qualquer maneira todos os que gostam de vídeo decente vão adorar este novo Divx.
Imperdoável é não visualizar isto em fullscreen (com duplo clique):
Clica aqui para o vídeo 1.
Clica aqui para o vídeo 2.

1 comentário:

João disse...

Olá...fiquei bastante bem impressionado... mas já agora, reparei que quase todo o filme é composto por stills ou então composição de desenhos vectoriais com poucos degradês e manchas de cor...

Achas possível fazer algo semelhante mas com imagens de "vida real" ou seja com algo com milhoes de cores e muitas animações não lineares?

Ecelente Blog... mas acho que já tinha dito :)